Descarte de entulho: Como dar o destino correto aos resíduos?

Descarte de entulho: Como dar o destino correto aos resíduos?

O que é considerado entulho?

Entulho é o nome dado para todo resíduo resultante da construção civil, seja durante construções, reformas, nivelamentos, demolições ou escavações.

Geralmente ele é formado por restos e fragmentos de concreto, areia, tijolos, pedregulhos e outros resíduos de materiais inúteis advindos das obras.

Na maioria dos casos, o descarte de entulho é direcionado a aterramentos, projetos de nivelamento, cobertura de valas, entre outros semelhantes, mas existem outras formas de reaproveitá-lo com mais eficiência!

Grande parte dos materiais presentes nesses resíduos pode ser reciclada, permitindo a produção de produtos agregados, como areia, brita e argila, que podem ser reaproveitados no segmento.

Quando esse tipo de cuidado é adotado, muitos ganhos são garantidos, tanto do ponto de vista ecológico, quanto em relação à eficiência e lucratividade das atividades construtivas.

IMAGEM 2

Qual a importância do descarte correto de entulho?

Quando tratamos sobre resíduos passíveis de reaproveitamento, como blocos, telhas e azulejos, o correto gerenciamento do descarte de entulho garante o reaproveitamento correto desses materiais, evitando desperdícios.

Há ainda situações em que esses itens podem ser reciclados, como é o caso de papelão, madeiras, plásticos, entre outros semelhantes.

Em ambas as situações, essa é uma forma de manter a sustentabilidade das obras, evitando descartes desnecessários e os impactos que esses materiais podem causar na natureza.

Fonte:

No Comments

Post a Comment