Importância dos EPI’s na Construção Civil

Importância dos EPI’s na Construção Civil

Frequentemente, somos impactados pelas notícias de acidentes de trabalho na construção civil. A utilização dos EPIs na construção civil exerce papel fundamental para a prevenção de acidentes, promoção da saúde e segurança do trabalho. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou 705.239 casos de acidentes em 2012, sendo que 62.874 foram neste setor.

A construção civil já foi campeã em acidentes de trabalho e hoje ocupa o quarto lugar, sendo as mais comuns quedas, acidentes durante o aterramento elétrico e em elevadores de obra. Normalmente, a falta da utilização do EPI ocasiona acidentes com ferimentos mais graves e muitas vezes com vítimas fatais.

Sabemos que a maioria desses acidentes poderiam ser evitados com um bom planejamento, prevenção, informação (treinamentos) e claro, o uso correto do EPI. As condições de trabalho também é um fator que prejudica o profissional na hora de exercer as suas atividades. Para a garantir da segurança, é importante que o trabalhador fique atento e tenha cuidado ao realizar suas funções. Pela razão que as pesquisas apontam que a desatenção é o principal motivo dos acidentes.

NR 6 – Equipamento de Proteção Individual

O EPI é fundamental para proteger o trabalhador nesses locais de trabalho. De acordo com a NR 6, toda a empresa é obrigada a fornecer aos seus trabalhadores o EPI adequado de forma gratuita. Além disso, a utilização do EPI, a informação sobre as práticas de segurança nas construções, devem ser disponibilizadas a todos os colaboradores que irão atuar neste setor.

Com a informação correta aliada as medidas de segurança adequadas, é possível enfrentar os riscos do dia a dia com mais tranquilidade e com a proteção necessária para garantir a segurança durante a jornada de trabalho. Implantar a prática do DDS é fundamental para promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador. Assim como, a realização da SIPAT e o cumprimento da NR 18.

NR 18 – PCMAT 

O Ministério do Trabalho estabelece algumas diretrizes e requisitos mínimos para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores. No caso da construção civil, a NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, é responsável por estabelecer as medidas de segurança e proteção aos colaboradores desse setor. Portanto, tem como objetivo implantar as medidas de controle e sistemas de preventivos de segurança.

Os principais Equipamentos de Proteção Individual – EPIs que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:

  • Abafador de Ruído
  • Avental de Raspa
  • Capacete de Segurança
  • Calçado de Segurança
  • Cinto de Segurança
  • Luvas de Raspa
  • Máscara Filtradora
  • Óculos de Proteção
  • Protetor Facial
  • Uniforme Profissional

Além de fornecer os EPIs, as empresas devem ser rigorosas quanto a utilização correta do equipamento.

A fiscalização é fundamental para que os colaboradores não corram nenhum risco. Por isso, é importante a presença de um Técnico de Segurança do Trabalho para que essas normas sejam cumpridas e os acidentes sejam evitados.

Fonte

No Comments

Post a Comment