Vistoria de Apartamentos Novos e sua Importância

Vistoria de Apartamentos Novos e sua Importância

A compra de um apartamento é fato marcante na vida de uma pessoa, é uma escolha difícil e carregada de sentimentos porque muitos morarão nesse imóvel pelo resto de suas vidas. É fácil entender porque muitos se deixam levar pela emoção quando estão visitando a entrega do seu apartamento novo. É pela primeira vez dentro dele e, assim, acabam assinando qualquer coisa para receber as chaves. O grande problema é que essa primeira visita ocorre justamente no momento da vistoria de entrega do imóvel.

Ao contrário do que muitos possam pensar, as construtoras querem clientes satisfeitos, afinal os engenheiros não querem perder a reputação no mercado e precisam de relacionamento de longo prazo para ter sucesso. Picaretas existem em todas as profissões, mas nunca são a maioria. Além disso, empresas e cliente procuram evitar entrar em disputas na justiça, que são desgastantes e custosas para ambos.

Não conhecemos uma lei que “obrigue” uma construtora a realizar o processo de vistoria, mas temos visto que esse é um procedimento bastante usual e até benéfico para ambos, pois serve como processo de ajuste entre empresa e cliente. Assim, durante a vistoria, o cliente avalia o produto adquirido quanto à existência de defeitos e imperfeições para que a construtora efetue os reparos necessários e entregue o produto final de forma aceitável.

Infelizmente, muitas pessoas não levam essa oportunidade tão a sério quanto deveriam e têm muito mais trabalho para conseguir atendimento após ocuparem seu apartamento novo. Para que isso não ocorra com você, selecionamos 3 principais motivos para você fazer sua vistoria com atenção e empenho ou alertar um amigo que está passando por este momento:

  1. Defeitos podem passar desapercebidos e depois te incomodar para sempre…

A construção civil ainda é um processo semi-artesanal, isto é, várias etapas dependem da habilidade do “artista” (o pedreiro) e devido à falta de qualificação, desatenção ou até mesmo de procedimento de qualidade da empresa, é muito provável que algum lugar no seu apartamento novo apresente serviços executados com desvios em relação às boas técnicas de engenharia. Essa vistoria prévia funciona para que você os identifique e exija uma solução. Quem não tem em casa algum defeitinho que te irrita sempre que você nota? Pode ser uma torneira gotejando, porta emperrando, piso trincado…

  1. Equipe à disposição para ajustar irregularidades

No momento da visita de entrega do apartamento, as construtoras disponibilizam uma equipe de rápidos reparos e pode solucionar os problemas sem os incômodos da espera, agendamento de visitas, reclamações de vizinhos pelos barulhos, sujeira…

  1. O condomínio está à sua inteira disposição para ajustes

Além das vantagens quanto ao barulho e retirada de entulho por ainda não haver ocupação ou regras de condomínio, alguns reparos, como o da rede de esgoto em caso de vazamentos só poderiam ser realizados com autorização do apartamento do andar inferior, terá toda exclusividade enquanto a construtora detém o controle de acesso sobre os outros apartamentos sem transtornos. Pode parecer coisa pequena, mas quando um vizinho incompreensivo aparece, esses impasses podem se estender por longas brigas judiciais.

Fonte

No Comments

Post a Comment