É comum acontecer de muitas pessoas deixarem de contratar um projetista para fazer o projeto hidráulico da sua obra. Isso se deve, principalmente, ao custo que esse profissional tem e também porque, em alguns estados, essa não é uma etapa obrigatória.
Por que devo fazer o planejamento hidráulico?
Todos nós temos a intenção, ao construir um imóvel, de que ele tenha uma longa vida útil, seja seguro, confortável e que não dê “dor de cabeça”. Sendo assim, ao realizar o planejamento hidráulico da sua obra, o valor investido nesse quesito será muito mais vantajoso do que aquele que poderá, futuramente, ser investido em reformas que poderiam ser evitadas.
Se pararmos para analisar o custo x benefício que essa ação pode gerar, vemos que a realização desse tipo de projeto com um profissional especializado pode, no final das contas, acabar reduzindo o custo total da obra numa média de 20%. Ou seja, através do planejamento hidráulico é possível evitar muito o desperdício de materiais e peças, que antes seriam utilizadas sem planejamento algum.

Além disso, ele costuma garantir economia também em médio e longo prazos. De acordo com um estudo do Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, aproximadamente 75% dos problemas nas construções são relacionados às instalações de água e esgoto. Isso ocorre devido à falta de planejamento hidráulico e também pela negligência com as instalações que, muitas vezes, são elaboradas e executadas por profissionais sem treinamento ou experiência na área.
O que é feito no planejamento hidráulico?
• Pressão da água da rua
• Compatibilidade com outros projetos (Ex.: projeto elétrico, projeto estrutural, etc.)
• Tipo de tubulação necessária
• Prevenção de infiltração
• Economia de materiais
• Segurança nas instalações hidráulicas
• Manutenções futuras