A saída de emergência é uma estrutura que possibilita a evacuação imediata de pessoas em situação de emergências. Ela é uma rota de fuga para os ocupantes e permite também o acesso de brigadas de emergência e corpo de bombeiros. É uma medida de proteção necessária para vários tipos de edificações.
Tipos de saída de emergência
As saídas de emergência podem ser um caminho contínuo e protegido, composto por escadas, portas, passagens externas, balcões, corredores, rampas e escadas. Podendo, inclusive, ser uma combinação desses itens.
Em edifícios verticais, as saídas de emergência são compostas por escadas, que podem ser do tipo não enclausurada, enclausurada, protegida, enclausurada à prova de fumaça e enclausurada pressurizada à prova de fumaça. Seja qual for seu tipo, elas devem ser construídas com material não combustível e resistente ao fogo.
A quantidade de saídas de emergência necessárias em um local varia de acordo com o tipo de uso da edificação, a sua capacidade de ocupação, entre outros fatores e sempre deve ser respeitada a legislação vigente na localidade.
Sinalização de emergência
A sinalização de segurança é fundamental para indicar a presença e localização das saídas de emergência. Além disso, um sistema de iluminação de emergência viabiliza a evacuação segura do imóvel, orientando a direção correta a ser tomada pelos ocupantes do local.