Desde que construímos as primeiras casas, tomamos esses espaços como nossa propriedade, desenvolvendo maneiras de proteger e cercar o local. A alvenaria evoluiu, e hoje possuímos várias opções de construção que se encaixam em nossas necessidades. O muro de arrimo é um ótimo exemplo disso.
Os muros de arrimo são construções mais fortes, capazes de conter forças como barrancos e equilibrar a pressão de um terreno. É uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.
Qual a finalidade do muro de arrimo?
O que torna esse tipo de muro diferente é a sua finalidade, sendo normalmente usados para contenção em locais que possuem diferentes níveis. Em casas construídas próximas a morros, por exemplo, o muro serve para trazer estabilidade para o local e impedir que haja um deslizamento e a terra desça. Isso porque, quando há chuva nessas regiões de desnível há um acúmulo de água. Portanto, o peso pode aumentar e provocar um desabamento. Em barrancos, por exemplo, os muros oferecem um sistema que drena a água existente para que a pressão seja estabilizada e assim mantenha a contenção.
Que momento esse tipo de muro é mais adequado?
Nos lugares em que serão construídas essas barreiras, normalmente são terrenos naturais que foram nivelados para edificação de casas e prédios, e por isso apresentam terras mais altas. Essas terras precisam de algo que impeça o seu deslocamento. Nesse contexto, entram os muros de arrimo, que desempenha a função de suportar a terra.
Como é feito?
Há uma variedade de formas e de materiais para construção. Podem ser de concreto, cerâmica ou mesmo com estrutura metálica, além de pedras, solo-cimento (areia e cimento juntos) e gabiões de pedra. Quanto à sua forma, pode ser inclinado, em patamar ou aliado à vegetação.
O profissional deve avaliar o lugar e fazer alguns cálculos considerando a carga gerada pela água acumulada. Isso gera uma margem de segurança e ajuda a garantir a eficácia do construto. Um sistema de drenagem deve estar incluído no muro, para que libere água sempre que necessário, seja na parte frontal ou deslocando o líquido para as laterais. Para que não entre terra nesse sistema de drenagem, os profissionais costumam usar uma cama de brita para ficar entre o muro e a terra. O entupimento desses canais pode provocar instabilidade e prejudicar o muro. Há várias técnicas diferentes, que serão selecionadas de acordo com as necessidades do terreno e gastos envolvidos.
Viu como o muro de arrimo é útil? A sua funcionalidade vai muito além de produzir uma delimitação, pois protege as edificações de desabamento e por consequência, torna esses locais seguros para vivermos. Por conta de serem importantes e calculados de forma específica ao local de construção, não abra mão do auxílio de um profissional de engenharia ou arquitetura para esse tipo de serviço.