O processo de reciclagem do concreto
Assim que o material é recolhido e agrupado, o concreto é quebrado por meio do uso de técnicas convencionais de demolição. Isso inclui as famosas bolas de demolição e as britadeiras, entre outros equipamentos.
Quando os pedaços não ultrapassam 130 cm, eles são levados às centrais de reciclagem para a etapa seguinte, que consiste na trituração. Lá, um maquinário especial desfaz os pedaços maiores até que fiquem parecidos com uma mistura grossa de areia.
Em seguida, é iniciada a etapa de reutilização do concreto reciclado. Para isso, ele é misturado ao agregado de concreto virgem, posteriormente utilizado para trabalhos específicos no canteiro de obras.
Vale mencionar que o concreto reciclado pode ser usado tanto como uma camada de base dos projetos como para outras funcionalidades. Ainda não existem estudos conclusivos que apontem onde esse tipo de material
pode ou não ser utilizado.
Quais são as vantagens do uso do concreto reciclado?
Como vimos, já existem vantagens evidentes no uso do concreto reciclado. Além de ser uma opção mais sustentável e que contribui com a manutenção do meio ambiente e valoriza a sua marca, o concreto reciclado é um material mais acessível.
Além disso, o ele também é mais forte e mais leve do que o agregado de concreto virgem. Consequentemente, os seus projetos podem contar com a redução de custos e, ainda, causar um impacto ambiental inferior.
Ou seja: com esse tipo de concreto aplicado em seus próximos projetos, você adquire um produto que se assemelha ao original, mas com um custo inferior. Além de impactar menos o meio ambiente, mostrando a preocupação ambiental da sua empresa e, claro, contribuindo para gerar menos poluição e entulho.
O concreto reciclado é seguro?
Sim, além de seguro, o concreto reciclado tem tido ampla indicação de uso. Afinal, trata-se de um material que é reaproveitado a partir de novos processos. Não foge à regra de tantos outros produtos reciclados que usamos corriqueiramente. Inclusive, há quem aponte o uso do material reaproveitado como mais qualitativo do que o convencional.
Portanto, o uso do concreto reciclado é viável, porém é recomendado que esse processo passe por uma formulação de regras e técnicas padronizadas. Com isso, é mantida a qualidade do material para as atividades pertinentes no canteiro de obras. Tudo para conferir mais qualidade a um processo que tem se destacado entre as empresas do setor.
Quando ele pode ser usado?
Por fim, é importante mencionar os momentos mais indicados para realizar a reciclagem do material. Por exemplo: o material reutilizado tem sido associado a um aproveitamento melhor do que aqueles cuja origem vem de cerâmicos e argamassas.
Assim, o concreto reciclado tem feito a diferença para a execução de aterros de inertes ou mesmo em concretos estruturais — além das aplicações mencionadas anteriormente.