INSPIRE-SE

Notícias que fazem a diferença
para inspirar o seu dia a dia.

lajes-pre-moldadas

Lajes pré moldadas

As lajes pré-moldadas são elementos estruturais de uma edificação com função de disseminar as cargas para as vigas e pilares. São constituídas por vigotas de concreto e lajotas (tavelas) de concreto ou cerâmica. Esse tipo de laje é moldada in loco, ou seja, dentro do canteiro de obras, ou também, podem ser compradas prontas, então são chamadas de pré-fabricadas.

As vantagens das lajes pré-moldadas ou pré-fabricadas é que elas conseguem vencer grandes vãos com quantidade mínima de altura, permitem agilidade ao andamento da obra, diminuição das etapas de produção, redução da mão de obra e facilidade na execução.

 

Tipos de laje pré moldada

Os tipos de lajes pré-moldadas mais utilizadas são:

  1. Lajes treliçadas com lajotas (tavelas)

As lajes treliçadas com lajotas são vigotas de concreto armado, constituídas por uma base de concreto que serve de apoio para uma treliça metálica, revestidas por tavelas de concreto ou cerâmicas.

  1. Lajes treliçadas com EPS

Nas lajes treliçadas com EPS, a diferença desta para a anterior é somente o revestimento, neste caso, feito com placas de EPS (isopor).

  1. Lajes alveolares

As lajes alveolares são constituídas por painéis de concreto protendido vazados, com alvéolos longitudinais, que permitem a redução do peso da peça.

  1. Lajes de painéis treliçados

Parecidas com as lajes treliçadas, estas lajes também são constituídas por vigotas de concreto armado que sustentam uma treliça metálica, porém, com maior base, formando nervuras mais robustas e permitindo maior capacidade de carga.

  1. Lajes com vigota “T”

As lajes com vigota “T” são as mais convencionais. São constituídas por vigotas de concreto e tavelas de concreto ou cerâmicas.

Fonte: