O emprego do aço na construção civil é um exemplo de inovação que permitiu grandes avanços. Em conjunto com outros compostos, foi possível construir vãos maiores, prédios mais altos, vigas e pilares mais esbeltos. O Brasil está entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. O aço possibilita criações com mais qualidade e eficiência.
Na engenharia civil, ele pode ser empregado de duas formas principais: como o corpo estrutural de uma edificação formada por diversos componentes metálicos (vigas, pilares, treliças etc.) ou como as armaduras que complementam o concreto armado, que auxiliam na resistência a tração da estrutura.
Também por isso, é possível observar imóveis diversos fazendo uso deste tipo de estrutura, que possui diversas vantagens.
Benefícios
Ele é mais resistente, suportando mais força e intervenções diversas durante a obra;
O aço é mais leve do que de concreto e é mais seguro, uma vez que é feito em peças únicas e homogêneas. Por ser utilizado através de peças montáveis e desmontáveis, o seu uso também pode ser usufruído em outras obras, o que não acontece com o material de concreto, por exemplo.
É mais fácil de ser reposto. Se houver a necessidade de repor alguma parte da estrutura, esta substituição ou até sobreposição é mais fácil de ser feita e o custo bem menor também;
O reaproveitamento de material é mais viável quando se usa estruturas de aço. Caso sobre alguma peça, basta fazer as emendas necessárias e reutilizar a peça no local desejado. O aço pode ser reciclado. Logo pode ser utilizado de outras formas que não seja a construção civil.
O uso das estruturas metálicas garante uma obra mais higiênica, mais limpa do que se estivessem sendo usados materiais como areia e cimento, por exemplo. Um dos pontos importantes que devem influenciar a escolha pelo aço é o peso que a estrutura deverá aguentar como medida de segurança para todos.
A construção em aço, além de ser extremamente eclética e duradoura, está em perfeito equilíbrio com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. A estrutura em aço é menos agressiva ao meio ambiente pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.