INSPIRE-SE

Notícias que fazem a diferença
para inspirar o seu dia a dia.

o-verde-na-arquitetura-e-engenharia

O verde na arquitetura e engenharia

Há muito tempo que telhados com grama são utilizados para isolamento. Ainda é possível encontrá-los na Escandinávia. Arquitetos e designers, porém, só começaram a entender melhor como integrar plantas na parte externa de edifícios recentemente.

Atualmente, os arquitetos estão movendo o exterior das construções para além dos seus limites tradicionais e as plantas frequentemente desempenham um importante papel nesse processo. Os chamados muros e telhados verdes combinam inúmeras funções práticas e estéticas. No entanto, alguns visionários estão literalmente desenvolvendo um novo plano na vida urbana: uma rede interconectada de parques, fazendas e espaços sociais construídos sobre os telhados.

Embora a estética seja certamente um fator importante, o movimento do design verde não se ocupa apenas do visual. Ambientes externos com plantas economizam custos de energia e enviam uma mensagem clara de sustentabilidade. Certificados verdes estão se tornando cada vez mais populares, mas, para falar honestamente, um grande prédio cinza com um certificado da LEED não tem a aparência verde de um arranha-céu com plantas crescendo nas suas paredes.

Outro fator que move esta tendência é o alto custo de terrenos. Telhados podem abrigar áreas verdes que, de outro modo, seriam inviáveis economicamente. Um exemplo é o cultivo em telhados de alimentos fornecidos localmente, em solos livres de tóxicos. A transformação verde que envolve os edifícios, em todas as suas formas, marca uma nova onda no urbanismo que traz um novo conceito ao espaço urbano, com a promessa de um novo visual e uma nova experiência para as cidades.

Muros verdes não são agradáveis somente aos olhos. Em um restaurante em um terraço, por exemplo, eles transmitem uma sensação de bem-estar ao dar um cenário campestre para uma refeição nas alturas.

Fonte: