INSPIRE-SE

Notícias que fazem a diferença
para inspirar o seu dia a dia.

revestimento-de-fachadas

Revestimento de fachada

Uma fachada bem projetada é uma pequena amostra de todo charme que será encontrado dentro da casa. É um “boas vindas” com estilo, e demonstra a preocupação de seu morador com os detalhes, mesmo que esses sejam simples.

Independentemente do tamanho da casa, a fachada é e sempre será o cartão de visitas do imóvel e, por conta disso, não deve ser deixada de fora do orçamento de seu projeto. Hoje, há um leque de opções de estilos para todos os bolsos, basta escolher um que corresponda ao seu gosto e expectativas, como favorecer a iluminação natural do interior da residência, ou criar uma sensação de amplitude ao terreno.

Dentro de cada estilo de fachadas há também os tipos de revestimentos que serão usados em seu projeto. E, para escolhê-los, deverá ser levado em conta alguns fatores como clima, durabilidade, umidade entre outros pontos. Os mais usados atualmente são:

 

1-Pintura

A pintura é o recurso mais barato e prático para usar em uma fachada, porém ela exige maior manutenção, devido à exposição a chuva e sol. A aplicação deve ser feita com tinta acrílica à base de água, com acabamento texturizado. Não indicado para casas com muita umidade.

2-Madeira

Apesar de parecer frágil, a madeira, quando bem instalada, é um dos revestimentos mais duradouros para uma fachada. Geralmente são combinadas a outro tipo de material, e os valores são dos mais diversos. Deve ser impermeabilizada e/ou envernizada para não apodrecer e evitar pragas como cupins.

3-Concreto (blocos ou inteiro)

Há uma infinidade de opções a serem feitas com a fachada de concreto. É um recurso barato, que não exige muitos cuidados e dura uma vida inteira. Ideal para estilos industriais e contemporâneos.

Fonte: