Cloffice – 3 dicas para ter essa tendência na sua casa.
A integração de ambientes deixou de ser novidade no universo da arquitetura e da decoração. No entanto, com cada vez mais pessoas exercendo atividades profissionais em casa, alguns espaços precisaram ser delimitados novamente. Isso ficou bem claro com a tendência do cloffice.
Você já ouviu falar do termo ou tem uma ideia do que ele representa? Saiba que esse pode ser o recurso perfeito para ter um lar funcional sem abrir mão do aconchego. Para entender melhor os motivos, fique de olho nas dicas e informações do post!
O que é um cloffice?
O conceito vem da junção de duas palavras inglesas: closet + office. Traduzindo para o português, fica claro que se trata da união de armário e escritório. Ou seja, a novidade consiste em montar uma pequena área de trabalho ou de estudo dentro de um móvel.
A solução ganhou muitos adeptos por permitir a instalação de escritórios em vários locais domésticos. Ela favorece a organização dos materiais e economiza espaço. Em um mercado que vem abraçando diversas atividades remotas e sofrendo os impactos da pandemia, é provável que a ideia permaneça em alta.
Como montar um cloffice em casa?
Esse tipo de projeto é compacto e se adapta a qualquer cantinho. Inclusive, o ideal é que o escritório seja concebido de modo a esconder a bagunça após cada expediente. Assim, basta abrir o armário na hora de desenvolver seus projetos pessoais e fechá-lo após o término das tarefas.
Ficou com vontade de ter o seu? Confira os passos para a montagem.
Defina o cômodo e o estilo
O cloffice, embora remeta a closet, não precisa se limitar aos armários do quarto. O local mais adequado vai depender da configuração do seu imóvel e do tamanho dos recintos. Para facilitar, priorize um ambiente que proporcione o mínimo de privacidade e que tenha espaço de sobra para instalar o móvel.
Escolha, por exemplo, uma parede livre da sala de estar, do hall de entrada, da varanda ou de um corredor. Até o vão de uma escada funciona, principalmente se o objetivo é aproveitar cada centímetro do lar. Também pense no estilo de armário que você deseja, já que ele pode ter:
- Fechamento em todas as extremidades — modelo clássico;
- Estrutura embutida — perfeita para os minimalistas;
- Portas de todos os tipos — de correr, de abrir, sanfonada;
- Acabamento inovador — com cortina, ripado ou detalhes vazados.
São muitas possiblidades para personalizar o seu escritório. O segredo de um bom resultado é pensar além da estética e prever soluções que favoreçam a otimização do armário.
Use móveis planejados
Esse tipo de peça resolve todo o projeto, já que permite adequar cada característica do móvel às necessidades e gostos do usuário. Isso inclui tamanho, design, acabamento e até alguma forma de tecnologia empregada no produto.
Fazer o armário sob medida é a melhor estratégia para ocupar o espaço ao máximo e garantir que a nova peça harmonize com a decoração. Também fica mais fácil definir a quantidade ideal de nichos, prateleiras e demais compartimentos, já que o mobiliário planejado é editável.
Após a montagem do seu cloffice, é só posicionar uma cadeira confortável em frente ao móvel e começar as suas atividades. Para tarefas simples e rápidas, até um pufe ou banquinho serve.
Ilumine e decore
Esse é o toque final para deixar seu escritório agradável e inspirador. Você pode investir, por exemplo, em pequenas luminárias para facilitar leituras e trabalhos manuais. Se deseja algo com função decorativa, vale até contornar o fundo do armário com fitas de LED.
Na decoração, use a criatividade e selecione algumas peças de que você gosta. Itens colecionáveis e objetos pessoais, como porta-retratos e lembranças de viagens, são ótimas opções para a parte interna. Do lado de fora, você pode colocar plantas e até esculturas sobre o armário.
Gostou das ideias? Aproveite que elas estão fresquinhas e planeje o seu próprio espaço profissional. Pense que o cloffice atende a vários perfis, desde autônomos que migraram para a modalidade remota até pessoas que desejam intercalar seus trabalhos dentro e fora de casa.