INSPIRE-SE

Notícias que fazem a diferença
para inspirar o seu dia a dia.

image

Os materiais reciclados, deveriam ser o futuro da arquitetura?

A indústria da construção civil é uma das atividades mais poluentes e geradoras de resíduos em todo o mundo. Para citar alguns números, em meados da…
image

Madeira engenheirada promete inovar no ramo das construções civis

A madeira engenheirada vem ganhando cada vez mais relevância e atenção mundial na construção civil, especialmente por sua versatilidade, modernidade e resistência. Além disso, o que…
image

Um novo conceito para armazenamento de energia em edifícios

Com a rápida redução dos custos de geração de energia renovável, como a eólica e a solar, há uma necessidade crescente de tecnologias de armazenamento de…
image

Transformação verde na construção civil

Transformação verde na construção civil A transição de um ambiente para um novo, fundado em paradigmas até então desconhecidos, causa o desconforto e a resistência que…
image

Melhoramento genético de plantas: trabalhando para produzir mais, melhor e de forma sustentável

Melhoramento genético de plantas: trabalhando para produzir mais, melhor e de forma sustentável Melhoramento genético em plantas é a aplicação de princípios genéticos para produzir plantas…
image

Phaethon: Software de verificação estrutural de pilares de betão armado

Desenvolvido pelo engenheiro civil cipriota Konstantinos G. Megalooikonomou, o software Phaeton tem como principal objetivo a verificação estrutural de pilares de betão armado. Este programa de…
image

Drones para reduzir acidentes na construção civil

Drones para reduzir acidentes na construção civil Desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), o…
image

Tecnologia brasileira com nióbio e diamante é desenvolvida para uso na construção civil

Tecnologia brasileira com nióbio e diamante é desenvolvida para uso na construção civil. Um material produzido a partir do pó de diamante e nióbio, com alto…